Unimed - O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed.

Guia Médico

12. Cuidados ao desenvolver um veículo interno (Dicas Ethos)

Cristiane Melitto Valério

14 Abril 2005 -

Abaixo, destacamos algumas dicas, extraídas da Oficina “Gestão do Marketing e da Comunicação”, promovida durante a Conferência Nacional 2004 – Instituto Ethos, que remetem aos cuidados a serem observados no desenvolvimento de um jornal interno:

  • Contemple e mostre exemplos de práticas nos veículos internos, temas que façam parte dos Indicadores Ethos, como: preparação para aposentadoria, cuidados com a saúde, segurança e condições de trabalho, desenvolvimento profissional e empregabilidade etc.

  • Não concentre sua comunicação somente em aspectos positivos.

  • As mensagens transmitidas ao público interno devem ser coerentes com a prática empresarial.

  • Assegure o máximo de transparência, resguardado os aspectos confidenciais da empresa.

  • Considere se as mensagens não são ofensivas, ou discriminatórias a grupos específicos, ou minoritários por gênero, raça, cor, credo religioso, opção política ou sexual, portadores de necessidades especiais, classe social e origem regional.

  • Contemple todos os níveis hierárquicos no desenvolvimento de matérias e assegure o fluxo ascendente e descendente de informações.

  • Aproveite sempre que possível para educar o público interno, com informações e exemplos de sustentabilidade, contemplando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

  • Garanta que os colaboradores, como multiplicadores de opinião relativas à empresa, conheçam todas as características e atributos dos produtos e serviços, bem como entendam a cadeia como um todo, para que se sintam comprometidos e responsáveis.

  • Em situações de crise, reforce ainda mais o cuidado em assegurar uma correta e transparente comunicação com os funcionários, pois eles são porta-vozes potenciais e multiplicadores de opinião.

  • Considere os impactos, principalmente negativos, que a comunicação veiculada terá no público interno.

  • Procure fazer pesquisas de satisfação para avaliar a eficiência dos veículos de comunicação interna.

  • Quando do uso de imagens, textos, referências e citações de autores, além da legislação aplicável sobre os direitos autorais, garanta que os devidos critérios foram feitos.

  • Dê preferência à impressão em papel reciclado.

Fonte: Unimed do Brasil

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2010 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar